Escola de Teatro

 

Programação Escola 2020

WORKSHOP EXPRESSIVIDADE E INTERPRETAÇÃO PARA O CANTO

Ministrante: Adriana Deffenti

DIA 24/03 DAS 19 AS 23 HORAS

CARGA HORÁRIA – 1 ENCONTRO- 4 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS



Workshop de canto em grupo, com abordagem individual, pra quem quer cantar bem.

O WORKSHOP EXPRESSIVIDADE E INTERPRETAÇÃO PARA O CANTO foi elaborado para quem quer e pra quem precisa cantar, quer estudar, ou gosta apenas de cantar, mas não tem dinheiro pra pagar aula particular.

 

COMO FUNCIONA?

A pessoa (que pode variar de um cantor de chuveiro a um profissional da área) chega na aula com a música previamente escolhida para trabalhar individualmente

Exemplo: Ator que precisa cantar uma música em uma peça. Bailarino que quer acrescentar a voz cantada em uma coreografia. Cantor que deseja desenvolver sua performance vocal em determinada música. Ou simplesmente uma pessoa que deseja cantar bem uma canção.

O aquecimento vocal é feito em grupo, mas cada aluno canta sozinho e recebe atenção em exercícios técnicos e sugestões de interpretação individuais, enquanto os demais assistem e aprendem com a experiência do colega.


(Esse formato também é bastante propício à desinibição e desenvolvimento da performance de palco, uma vez que os colegas funcionam como platéia).

ABERTO A TODOS OS INTERESSADOS

MÁXIMO DE 10 ALUNOS/AULA
 

CONTEÚDOS ABORDADOS(de acordo com a demanda do aluno):

1. Técnica vocal:

Técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal;

Técnicas de alongamento e relaxamento;

Alinhamento e postura para o canto;

Respiração para o canto;

Colocação da voz para o canto popular em seus diferentes estilos;

Exercícios de projeção, articulação e ressonância vocal.

 

2. Interpretação da canção popular

Texto e subtexto da canção; 

movimentação e performance de palco; 

expressão corporal e facial; estilo.

 

3. Prática do show

Escolha de repertório (adequação, set-list), coerência da mensagem musical, verbal e

visual (luz, cenário, figurino), formação da banda (escolha dos músicos) entre outros

aspectos que concernem à montagem de um show.

 

INVESTIMENTO

Público em geral: 140,00 ou 2x de 75,00.

Alunos e ex-alunos da Cômica: 120,00 ou 2 x de 65,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS TERÇAS-FEIRAS – PRIMEIRO SEMESTRE

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 19 ENCONTROS – 38 HORAS/AULA

10 de março a 21 de julho

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

 

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 900,00

Parcelado: 5 x de 200,00

 

 

NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA

Ministrante: Renata Stein

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

CARGA HORÁRIA: 36 ENCONTROS – 72 HORAS/AULA

17 DE MARÇO Á 08 DE DEZEMBRO

*Férias de 15 de julho a 03 de agosto

PRÉ-REQUISITO: ter algum curso anterior de teatro.

Renata Stein é atriz e bailarina, formada em Teatro Licenciatura pela UFRGS. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013 e hoje é integrante do Coletivo Moebius, dançando “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação” e “Medida Provisória”. Atuação no curta-metragem “Kassandra” com direção de Ulisses da Motta Costa. E atuação nas peças “Um dia assassinaram minha memória” com direção de Décio Antunes e Carlota Albuquerque, “Não conte a ninguém” com direção de Paulo Guerra, “A partícula de Deus” com direção de Júlio Conte e em “Baila Melancia” com direção de Guilherme Ferrêra.

 

PROGRAMA:

O núcleo de experimentação cênica será uma oficina de criação, compartilhamento e ação, através das expectativas e vivências dos participantes. Para isso, será estabelecido um processo a partir de um grupo de alunos que, monitorados, promoverão e realizarão, durante o período da oficina, exercícios de corpo, voz, experimentos cênicos e textuais, trabalhando a resistência física e sensibilidade. Serão também utilizados diferentes textos literários para conhecimento do gênero teatral, juntamente como obras canônicas que foram fundamentais para o cenário dramatúrgico. O processo final resultará em uma montagem de conclusão.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 1.620,00

Parcelado: R$ 9 x de 200,00

 

 

LABORATÓRIO DE PESQUISA E MONTAGEM

Ministrante: Fernando Kike Barbosa

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22:30

CARGA HORÁRIA: 39 ENCONTROS – 117 HORAS/AULA

De 11 de março a 16 de dezembro

*férias de 16 de julho a 04 de agosto

* Pré-requisito: ter alguma experiência teatral

Fernando Kike Barbosa é ator, diretor e dramaturgo com trabalhos em teatro cinema e televisão. Fez sua formação junto ao grupo Ói Nóis Aqui Traveiz com o qual, trabalhou ao longo de 8 anos, e realizou diversos projetos, com intensa atividade na área da pesquisa teatral, voltada tanto para espetáculos em ambientes fechados como para as ruas, exercendo as funções de ator, oficineiro, diretor, produtor. Entre os espetáculos deste período destacam-se trabalhos como "Antígona" (90) e"Dr. Fausto" (94) que lhe rendeu o Prêmio Açorianos de melhor ator-coadjuvante. A partir de 97 passa a trabalhar com diversos grupos e diretores onde destacam- se: "Uma Professora Muito Maluquinha" (97) direção de Adriane Mottola. Prêmio Tibicuera (RS) e Prêmio Iznard Azevedo SC) de Melhor Ator-coadjuvante, “Dois Perdidos Numa Noite Suja"(97) e "O Barão nas Árvores" (98) direção de Roberto Oliveira, “O Beijo no Asfalto” (98), direcão de Patricia Fagundes. "Os Crimes da Rua do Arvoredo" (99) direção de Camilo de Lélis (Prêmio Açorianos de melhor Ator). Como diretor realizou: "Álbum de Família" (96 - Indicado para o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo), "Dorotéia" (99 - Seis indicações ao Prêmio Açorianos incluindo de melhor direção e espetáculo. Co-dirigiu e atuou em "As Malcriadas" (2001 - Sete indicações ao "Prêmio Açorianos" incluindo de melhor ator-coadjuvante, melhor espetáculo e melhor direção.Em 2006, ao lado do ator e diretor Sergio Ectchichury dirigiu "Zona Contaminada". Em 2010 Dirigiu o espetáculo de teatro de rua “A Caravana da Ilusão” com o grupo POVO DA RUA. Faz parte dos espetáculos do repertório da Cia Stravaganza, entre os quais, “A Comédia dos Erros”, “Bebê Bum” e“Sacra Folia.

Em 2013 escreveu e dirigiu os espetáculos “Pequenas Violências – Silenciosas e Cotdianas” (Prêmio Brakem de Melhor espetáculo 2014) e a peça de Rua “Zona Paraiso”. Ainda em 2013 escreveu a peça “Circo de Horrores e Maravilhas” em parceria com Vera Parenza. Em 2015 dirigiu o espetáculo “Homem Mãe”, montagem de conclusão do “Laboratório de Pesquisa e Montagem 2015” do Complexo Criativo Comica Cultural. Foi orientador do Laboratório de Pesquisa e Montagem Nelson Rodrigues da Comica Cultural, dirigindo os espetáculos de conclusão “Amores Obsessivos” e “O Beijo no Asfalto”. Em 2019 dirigiu o espetáculo “Voltei – Uma Comédia de Outro Mundo”, inspirado na obra de Woody Allen, montagem de conclusão do Núcleo de Experimentação Cênica.

 

PROGRAMA:

 

O ator, diretor e dramaturgo Fernando Kike Barbosa é o responsável pela montagem profissional desse ano da escola. O diretor conduzirá o grupo de atores que buscam inserção no mercado de trabalho. Utilizando as técnicas de improvisação, construirá com o grupo o texto e a montagem de um espetáculo teatral. A Comica Cultural produzirá a estréia e o núcleo de produção que se formará dentro do grupo dará seguimento à carreira do espetáculo.

 

Dessa experiência nasceram as peças: Pílula de Vatapá (2007), Dançarei sobre o teu cadáver (2008) e Larissa não mora mais aqui (2009), A Milímetros de Mercúrio (2010), Vendetta Corsa (2011), Enquanto Agonizo (2012), Associação dos Psicopatas Anônimos (2016) e Aquilo que nos Amanhece (2017) dirigidas por Júlio Conte, Efeitos Colaterais da falta e/ou do excesso (2013), dirigida por João Pedro Madureira, Homem Mãe (2015), Amores Obsessivos (2017) e O Beijo no Asfalto (2018), dirigidas por Fernando Kike Barbosa, e Não se Mata Pintassilgo (2019), dirigida por Patsy Cecato.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 2.430,00

Parcelado: 10 x de 270,00

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL AOS SÁBADOS – PRIMEIRO SEMESTRE

Ministrante: Renata Stein

CARGA HORÁRIA – 16 ENCONTROS – 32 HORAS/AULA

DE 04 DE ABRIL A 25 DE JULHO – SÁBADOS DAS 12 AS 14 HORAS

 

PROGRAMA:

O Curso de iniciação teatral leva a um primeiro contato com a arte dramática desenvolvendo nos alunos liberdade criativa, sensibilização, autoconhecimento, desinibição, expressão vocal, expressão corporal , através de jogos, improvisações, criação de cenas e textos dramáticos.

Renata Steiné atriz e bailarina, formada em Teatro Licenciatura pela UFRGS. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013 e hoje é integrante do Coletivo Moebius, dançando “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação” e “Medida Provisória”. Atuação no curta-metragem “Kassandra” com direção de Ulisses da Motta Costa. E atuação nas peças “Um dia assassinaram minha memória” com direção de Décio Antunes e Carlota Albuquerque, “Não conte a ninguém” com direção de Paulo Guerra, “A partícula de Deus” com direção de Júlio Conte e em “Baila Melancia” com direção de Guilherme Ferrêra.

 

INVESTIMENTO:

à vista: R$ 612,00

Parcelado: 4 x de 170,00

 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES -

Ministrante: Fernanda Moreno

QUINTAS-FEIRAS DAS 14:30 as 16:30

CARGA HORÁRIA: 36 ENCONTROS - 72 HORAS/AULA

De 19 de março á 17 de dezembro

*férias de 10 á 29 de julho

Fernanda Moreno é Mestre em Letras – Teoria da Literatura, (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS) e Licenciada em Letras (PUCRS). Professora de teatro da escola de Teatro Cômica Cultural. Ministra o curso de extensão:  Oficina de Encenação da PUCRS  e ( Módulo: O Teatro do Absurdo) desde 2015.  Vencedora do II Festival de Esquetes da CCMQ, com O Retrato de Laura (2012). Vencedora de melhor espetáculo no Festival II Montenegro em Cena com a peça “Sonhos [Im] Possíveis”(2013).Vencedora de melhor curta - no festival Arte Movie –, com o curta: “ Manchando a reputação” (2015), Vencedora do prêmio melhor dramaturgia no festival Artinvento com o texto, “Dog Day”. Vencedora ( primeiro lugar) da Festival de esquetes – Instituto Histórico e geográfico ( 2017) com a esquete; “ Meu irmão o medo. Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira; “Laboratório de Pesquisa e Montagem” (2008)-Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011) –Ministrante: Bob Bahlis. Workshop Teatro de Los Andes – Bolívia (2017) Oficina de Teatro de Rua, Ministrante: Povo da rua (2017).  Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006)- Direção: Roberto Oliveira; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011)-Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) -Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros (2011)- Direção: Bob Bahlis, Sonhos [Im]possíveis (2013)-Direção Patrícia Silveira. Como diretora teatral dirigiu os seguintes trabalhos: “Os Saltimbancos” (2012), “O hospede atrevido ou o brilhante escondido” (2013) através do projeto SESC Leitura em cena, “Os da minha rua” (2013), A Parte” (2014) e “Se chover abra a Janela” (2014), “Peças de ensaio” – (2015 e 2016), “Quem me dera ser onda” ( 2015) e “Dog Day” (2016 e 2017), este vencedor de dois prêmios e indicados em 12 categorias nos festivais “ Artinvento”, “Cena livre” ( Uruguaiana) e  Rosário em Cena.  Em parceria com Juliano Rabello, dirige o espetáculo "O Anexo Secreto" (2015-2017), foi uma das coordenadora do projeto – “Shaketes” – Shakesperare 400” do Instituto de Cultura – PUCRS (2016), fez assistência de direção no espetáculo “Hotel Rosashock” de Patsy Cecato (2016- 2017), Em 2017, premiada na categoria melhor texto original e melhor espetáculo  com a peça “ Diálogos em folhas em branco”, no festival de Viamão- FESTE, tendo ainda mais 6 indicações em diversas categorias  no mesmo evento. Assistente de direção da peça “ Latidos” de Júlio Conte (2018).

 

 

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal. A professora, diretora, atriz e dramaturga Fernanda Moreno ministra há 6 anos esse projeto, do qual surgiram os espetáculos "Os da Minha Rua" (2013), "A Parte" (2014), "Quem me dera ser Onda" (2015), "Till" (2016), "Diálogos nas Folhas em Branco" (2017),  "As Zebras Escondem suas Cicatrizes" (2018) e “O Reino Infante” (2019). O núcleo de produção dos espetáculos apresentados tem como característica inscrever os projetos em festivais. Diálogos nas Folhas em Branco foi premiado em 3 categorias no Festival de Viamão: melhor espetáculo adulto, dramaturgia para Fernanda Moreno e atriz para Amanda Fiore. Na edição de 2018 do Festival de Gravataí, foi contemplado com dramaturgia para Fernanda Moreno.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 1.620,00

Parcelado: 09 x de 200,00

 

ERA UMA VEZ... – TURMA DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL PARA CRIANÇAS DE 8 Á 12 ANOS

Ministrante: Juliana Brondani

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19 AS 20 HORAS

DE 23/03 Á 13/04

CARGA HORÁRIA – 4 ENCONTROS – 4 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS

PROGRAMA

O curso “Era uma Vez...” vai explorar todo potencial criativo das crianças de 08 a 12 anos em 4 encontros no mês de março, liberando a expressividade. Através de jogos divertidos de improvisação as crianças serão guiadas pela professora Juliana Brondani na construção de pequenas cenas e personagens que explorem o lúdico e a graça.

O teatro de improvisação tem jogos rápidos e dinâmicos, muito parecidos com brincadeiras de faz de conta. Essa técnica permite trabalhar diferentes habilidades de maneira prazerosa e leve: argumentação e exposição de idéias; comunicação e oralidade; expressão corporal e noção do espaço; tempo e ritmo (corpo e fala); construção de narrativa e coerência; trabalho em equipe e negociação.

Essas habilidades servirão de temas para os encontros com a turma que buscará no jogo coletivo o desenvolvimento de cada indivíduo, complementando suas vivências na escola e no grupo social e familiar, contribuindo para sua formação pessoal mais ampla, contemporânea e rica.

Juliana Brondani é especialista em Gestão Cultural - Senac RS (2010) e Bacharel em Direção Teatral - UFRGS (2007). Atuou em importantes espetáculos teatrais como Bailei na Curva (2000 – 2012), O Rei da Escória (indicada ao Prêmio Açorianos de atriz coadjuvante) e Hotel Rosa-Flor. Atualmente é uma das integrantes do grupo de improvisação Sobe Pro Play em cartaz há 11 meses ininterruptos. Desenvolve projetos e produtos culturais, projetos de gestão de teatros e espaços de arte e ativações de patrocínios culturais. Destaca sua passagem pelas empresas: Opus Promoções, Maria Cultura, Kzuka (Grupo RBS) e Cômica Cultural. Em 2015 fundou a Brondani Planejamento Cultural onde atende produtores, artistas e empresas; além de desenvolver projetos próprios como: Festival dos Pitocos (vencedor do FAC Regional 2016); Estações Kombina (vencedor do FAC Literatura 2017) e cria ações corporativas para marcas como: UniRitter, SESI RS, ThoughtWorks e Coca-Cola.

INVESTIMENTO

A Vista: 130,00

Parcelado: 2 x de 70,00

 

 

Programação Escola 2019

 

OFICINA DE TEATRO INFANTOJUVENIL – MANHÃ

9 aos 13 anos

Ministrante: Nina Eick

QUINTAS-FEIRAS DAS 10 AS 11:30

De 05 de setembro á 12 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 15 ENCONTROS – 30 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS

PROGRAMA

O primeiro contato com o teatro. O desvendar de uma nova fase e um ambiente cheio de possibilidades. Essa oficina com foco entre 09 e 13 anos pretende trabalhar o ofício teatral de forma leve e descompromissada, despertando no aluno a autoconfiança, a desinibição e o raciocínio através de improvisações e leituras de texto.

Nina Eick é formada em Artes Visuais pela UFRGS, Nina Eick, participa de exposições de Arte Contemporânea e desenvolve seu trabalho de pesquisa a partir da construção de personagens e seus universos psicológicos, com interface entre diversas linguagens, principalmente artes visuais e teatro; Estudou canto com a cantora e preparadora vocal Lúcia Passos desde 2009 a 2011; participou por dois anos do Grupo Experimental de Dança de POA, coordenado pelo bailarino e coreógrafo Airton Tomazzoni, entre outros cursos de dança. Sua formação como atriz se deu a partir de diversos cursos e workshops desde 2001. Dentre os seus trabalhos mais relevantes destacam-se as peças "Criança Pensa" (Ronald Radde, 2010), "Eu Chovo Tu Choves, Ele Chove..." (Fabiano Geremias, 2008) - peça onde obteve a indicação ao prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante, "Dançarei Sobre o Teu Cadáver" (Júlio Conte, 2008), "O Duplo" (Patsy Cecato, 2008) "Manual Prático da Mulher Moderna" (Patsy Cecato desde 2011),”Piá Farroupilha”, “Filhote de Cruz Credo” e “10 quase amores” (Bob Balihs desde 2010). É professora de arte e Teatro de crianças e adultos. Em 2014 foi autora do processo de modelagem da estátua em homenagem ao jogador Fernandão do Esporte clube Internacional e também do troféu da copa Fernandão.  Em 2015, realizou o  busto do ex-governador Brizola para ETA de Viamão. Em  2017 autora da escultura de Katharina Von Bora para Faculdades EST, em são Leopoldo. É integrante do NECITRA desde 2015, onde desenvolve seu trabalho de pesquisa. É atriz e co-criadora do espetáculo O SERTÃO EM MIM (2017), monólogo livremente inspirado em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com direção de Fernando Kike Barbosa.

 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-teatro-infantojuvenil-manha---9-aos-13-anos__602710

 

OFICINA DE TEATRO INFANTOJUVENIL – TARDE

9 aos 13 anos

Ministrante: Nina Eick

SEXTAS-FEIRAS DAS 14:30 AS 16 HORAS

De 06 de setembro á 13 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 15 ENCONTROS – 30 HORAS/AULA

CASA DE ESPETÁCULOS

PROGRAMA

O primeiro contato com o teatro. O desvendar de uma nova fase e um ambiente cheio de possibilidades. Essa oficina com foco entre 09 e 13 anos pretende trabalhar o ofício teatral de forma leve e descompromissada, despertando no aluno a autoconfiança, a desinibição e o raciocínio através de improvisações e leituras de texto.

Nina Eické formada em Artes Visuais pela UFRGS, Nina Eick, participa de exposições de Arte Contemporânea e desenvolve seu trabalho de pesquisa a partir da construção de personagens e seus universos psicológicos, com interface entre diversas linguagens, principalmente artes visuais e teatro; Estudou canto com a cantora e preparadora vocal Lúcia Passos desde 2009 a 2011; participou por dois anos do Grupo Experimental de Dança de POA, coordenado pelo bailarino e coreógrafo Airton Tomazzoni, entre outros cursos de dança. Sua formação como atriz se deu a partir de diversos cursos e workshops desde 2001. Dentre os seus trabalhos mais relevantes destacam-se as peças "Criança Pensa" (Ronald Radde, 2010), "Eu Chovo Tu Choves, Ele Chove..." (Fabiano Geremias, 2008) - peça onde obteve a indicação ao prêmio Tibicuera de Melhor Atriz Coadjuvante, "Dançarei Sobre o Teu Cadáver" (Júlio Conte, 2008), "O Duplo" (Patsy Cecato, 2008) "Manual Prático da Mulher Moderna" (Patsy Cecato desde 2011),”Piá Farroupilha”, “Filhote de Cruz Credo” e “10 quase amores” (Bob Balihs desde 2010). É professora de arte e Teatro de crianças e adultos. Em 2014 foi autora do processo de modelagem da estátua em homenagem ao jogador Fernandão do Esporte clube Internacional e também do troféu da copa Fernandão.  Em 2015, realizou o  busto do ex-governador Brizola para ETA de Viamão. Em  2017 autora da escultura de Katharina Von Bora para Faculdades EST, em são Leopoldo. É integrante do NECITRA desde 2015, onde desenvolve seu trabalho de pesquisa. É atriz e co-criadora do espetáculo O SERTÃO EM MIM (2017), monólogo livremente inspirado em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com direção de Fernando Kike Barbosa.

 

Inscrições: https://www.sympla.com.br/oficina-de-teatro-infantojuvenil-tarde---9-a-13-anos__602720

 

LABORATÓRIO DE ESCRITA CRIATIVA

Ministrante: Patsy Cecato

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 16 AS 18 HORAS

De 19 de agosto á 7 de outubro

CARGA HORÁRIA: 8 ENCONTROS – 16 HORAS/AULA

OBJETIVOS

Conhecer diferentes técnicas para escrever um texto criativo e desenvolver a sua forma de escrita a fim de aprimorar a maneira de se abordar um tema.  Capacitação para uma escrita artística e criativa. Descobertas dos caminhos da imaginação.  Desenvolvimento de uma escrita pessoal.

PROGRAMA

Estrutura Dramática

Curva dramática

Formato do texto curto

O personagem

O diálogo

Prosa poética

Texto curto

Literatura do Eu

O imaginário

A narrativa

Tempo, espaço e timing

História aparente e história oculta

Especificidades das linguagens das novas mídias

 

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia, atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 360,00

Parcelado: 2 x de 200,00

Indicações aos alunos:

Roupas confotáveis, calçado para exercício, caderno de anotações.

*Pagamentos a vista podem ser efetuados em dinheiro, cheque, depósito/transferência bancária ou cartões de débito (visa, mastercard ou elo). Parcelado em cheque ou cartões de crédito.

 

TEATRO, EXPRESSÃO E IMAGEM PESSOAL – MÓDULO I

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

De 20 de agosto á 08 de outubro

CARGA HORÁRIA: 8 ENCONTROS – 16 HORAS/AULA

OBJETIVO

Desenvolvimento da criatividade, do carisma, da expressão e da imagem pessoal construindo, assim, uma performance mais completa do atuador (seja para utilização no teatro ou em outras áreas específicas onde os elementos acima sejam ferramentas fundamentais). Traçar um panorama da arte de representar e o ambiente, as circunstâncias e as influências que envolvem o ato. Um passeio pelo cantar, dançar, escrever, inventar, improvisar, enfim criar uma expressão de si mesmo. Uma experiência bastante intensa, reveladora e cheia de possibilidades.

PROGRAMA

Sensibilização – respiração e treino corporal.

Criatividade – criação do mote da cena, interpretação de texto, símbolos, linguagem corporal e contato com a subjetividade do ator.

Jogos teatrais – dinâmica do grupo, relacionamento, contatos com as regras teatrais de tempo/espaço, foco e contracenação.

Criação do texto curto – prática de criação de perfis, minicontos e minicrônicas.

Interpretação -  texto improvisação e performance do ator

Patsy Cecato é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua em diversas áreas das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 360,00

Parcelado: 2 x de 200,00

Indicações aos alunos:

Roupas confotáveis, calçado para exercício, caderno de anotações.

*Pagamentos a vista podem ser efetuados em dinheiro, cheque, depósito/transferência bancária ou cartões de débito (visa, mastercard ou elo). Parcelado em cheque ou cartões de crédito.

 

OFICINA DE TEATRO SÊNIOR

Ministrante: Patsy Cecato

QUARTAS-FEIRAS DAS 14:30 AS 16:30

De 21 de agosto á 4 de dezembro

CARGA HORÁRIA: 16 ENCONTROS – 32 HORAS/AULA

OBJETIVOS

Oficina que abrange as ferramentas da atuação, dedicada aos alunos (as) sêniors. O enfoque é no prazer dos jogos teatrais, de desvendar os segredos da representação teatral e na alegria de compartilhar o trabalho em grupo.  Com um trabalho corporal preparado para os corpos maduros, a oficina oferece, também, um passeio pelo cantar, dançar e representar. Aproveitando a experiência de vida dos sêniors, esta Oficina de Teatro propiciará, através de um reconhecimento pessoal, a oportunidade de se colocar em outros papéis, aumentando, assim, uma maior sociabilidade, maior entendimento das relações, maior compreensão do outro e, conseqüentemente, maior amor por si mesmo.

PROGRAMA

Sensibilização– respiração e treino corporal.

 Criatividade– criação do mote da cena, interpretação de texto, símbolos, linguagem corporal e contato com a subjetividade do ator.

 Jogos teatrais – dinâmica do grupo, relacionamento, contatos com as regras teatrais de tempo/espaço, foco e contracenação.

 Criação do texto curto – prática de criação de perfis, minicontos e minicrônicas.

 Interpretação -  texto improvisação e performance do ator

 Conceito– Informações e discussão sobre conceito estético, tendências, movimentos artísticos, orientação sobre o consumo de arte.

Patsy Cecato, é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua nos mais variados das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 720,00

Parcelado: 4 x de 200,00

Indicações aos alunos:

Roupas confotáveis, calçado para exercício, caderno de anotações.

*Pagamentos a vista podem ser efetuados em dinheiro, cheque, depósito/transferência bancária ou cartões de débito (visa, mastercard ou elo). Parcelado em cheque ou cartões de crédito. 

 

 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES – SEGUNDO SEMESTRE

Ministrante: Fernanda Moreno

QUINTAS-FEIRAS DAS 14:30 as 16:30

CARGA HORÁRIA: 20 ENCONTROS - 40 HORAS/AULA

De 08 de agosto á 19 de dezembro

Fernanda Moreno é Mestre em Letras – Teoria da Literatura, (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS) e Licenciada em Letras (PUCRS). Professora de teatro da escola de Teatro Cômica Cultural. Ministra o curso de extensão:  Oficina de Encenação da PUCRS  e ( Módulo: O Teatro do Absurdo) desde 2015.  Vencedora do II Festival de Esquetes da CCMQ, com O Retrato de Laura (2012). Vencedora de melhor espetáculo no Festival II Montenegro em Cena com a peça “Sonhos [Im] Possíveis”(2013).Vencedora de melhor curta - no festival Arte Movie –, com o curta: “ Manchando a reputação” (2015), Vencedora do prêmio melhor dramaturgia no festival Artinvento com o texto, “Dog Day”. Vencedora ( primeiro lugar) da Festival de esquetes – Instituto Histórico e geográfico ( 2017) com a esquete; “ Meu irmão o medo. Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira; “Laboratório de Pesquisa e Montagem” (2008)-Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011) –Ministrante: Bob Bahlis. Workshop Teatro de Los Andes – Bolívia (2017) Oficina de Teatro de Rua, Ministrante: Povo da rua (2017).  Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006)- Direção: Roberto Oliveira; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011)-Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) -Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros (2011)- Direção: Bob Bahlis, Sonhos [Im]possíveis (2013)-Direção Patrícia Silveira. Como diretora teatral dirigiu os seguintes trabalhos: “Os Saltimbancos” (2012), “O hospede atrevido ou o brilhante escondido” (2013) através do projeto SESC Leitura em cena, “Os da minha rua” (2013), A Parte” (2014) e “Se chover abra a Janela” (2014), “Peças de ensaio” – (2015 e 2016), “Quem me dera ser onda” ( 2015) e “Dog Day” (2016 e 2017), este vencedor de dois prêmios e indicados em 12 categorias nos festivais “ Artinvento”, “Cena livre” ( Uruguaiana) e  Rosário em Cena.  Em parceria com Juliano Rabello, dirige o espetáculo "O Anexo Secreto" (2015-2017), foi uma das coordenadora do projeto – “Shaketes” – Shakesperare 400” do Instituto de Cultura – PUCRS (2016), fez assistência de direção no espetáculo “Hotel Rosashock” de Patsy Cecato (2016- 2017), Em 2017, premiada na categoria melhor texto original e melhor espetáculo  com a peça “ Diálogos em folhas em branco”, no festival de Viamão- FESTE, tendo ainda mais 6 indicações em diversas categorias  no mesmo evento. Assistente de direção da peça “ Latidos” de Júlio Conte (2018).

 

 

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal. A professora, diretora, atriz e dramaturga Fernanda Moreno ministra há 6 anos esse projeto, do qual surgiram os espetáculos "Os da Minha Rua" (2013), "A Parte" (2014), "Quem me dera ser Onda" (2015), "Till" (2016), "Diálogos nas Folhas em Branco" (2017) e "As Zebras Escondem suas Cicatrizes" (2018). O núcleo de produção dos espetáculos apresentados tem como característica inscrever os os projetos em festivais. Diálogos nas Folhas em Branco foi premiado em 3 categorias no Festival de Viamão: melhor espetáculo adulto, dramaturgia para Fernanda Moreno e atriz para Amanda Fiore. Na edição de 2018 do Festival de Gravataí, foi contemplado com dramaturgia para Fernanda Moreno.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 855,00

Parcelado: 5 x de 190,00

 

OFICINA DE EXPRESSÃO PESSOAL – DESINIBIÇÃO, COMUNICAÇÃO E CARISMA

 

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22 HORAS

De 25 de junho á 9 de julho

CARGA HORÁRIA: 3 ENCONTROS – 7 HORAS E MEIA/AULA

PROGRAMA

Oficina para o Desenvolvimento da criatividade, do carisma, da expressão e da imagem pessoal construindo, assim, uma performance social  mais completa. Utilizando as técnicas do teatro – sensibilização, expressão corporal, expressão vocal, presença, improvisação, criatividade – é possível construir uma expressão potente de si mesmo para se representar no mundo. Uma experiência bastante intensa, reveladora e cheia de possibilidades.

 

PATSY CECATO é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua nos mais variados das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 171,00

Parcelado: 2 x de 95,00

*Pagamentos a vista podem ser efetuados em dinheiro, cheque, depósito/transferência bancária ou cartões de débito (visa, mastercard ou elo). Parcelado em cheque ou cartões de crédito.

 

 

CURSO DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS QUARTAS-FEIRAS – SEGUNDO SEMESTRE

Ministrante: Renata Stein

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 20 ENCONTROS – 40 HORAS/AULA

07 de agosto a 18 de dezembro

PROGRAMA

O curso de Iniciação Teatral tem como proposta desenvolver habilidades expressivas, promover consciência corporal e exercitar técnicas teatrais. Percepção, criatividade e presença são elementos de trabalho que visam propiciar uma rica experiência com o universo teatral, bem como aprimorar a comunicação e a expressividade no dia-a-dia.

Renata Stein é atriz e bailarina, formada em Teatro Licenciatura pela UFRGS. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013 e hoje é integrante do Coletivo Moebius, dançando “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação” e “Medida Provisória”. Atuação no curta-metragem “Kassandra” com direção de Ulisses da Motta Costa. E atuação nas peças “Um dia assassinaram minha memória” com direção de Décio Antunes e Carlota Albuquerque, “Não conte a ninguém” com direção de Paulo Guerra, “A partícula de Deus” com direção de Júlio Conte e em “Baila Melancia” com direção de Guilherme Ferrêra.

 

INVESTIMENTO:

A vista: R$ 765,00

Parcelado: 5 x de 170,00

 

OFICINA DE EXPRESSÃO PESSOAL – DESINIBIÇÃO, COMUNICAÇÃO E CARISMA

Ministrante: Patsy Cecato

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30

De 25 de junho á 16 de julho

CARGA HORÁRIA: 4 ENCONTROS – 8 HORAS/AULA

PROGRAMA

Oficina para o Desenvolvimento da criatividade, do carisma, da expressão e da imagem pessoal construindo, assim, uma performance social  mais completa. Utilizando as técnicas do teatro – sensibilização, expressão corporal, expressão vocal, presença, improvisação, criatividade – é possível construir uma expressão potente de si mesmo para se representar no mundo. Uma experiência bastante intensa, reveladora e cheia de possibilidades.

PATSY CECATO é graduada em Produção Audio-Visual pela ULBRA/RS e Mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. É professora de teatro, de Escrita Criativa e treinadora em Expressão Pessoal. É atriz, dramaturga e diretora de teatro. Manual Prático da Mulher Moderna, Hotel Rosa-Flor, Mulheres Pessegueiro são alguns de seus trabalhos mais representativos na direção e na dramaturgia. Artista multimídia atua nos mais variados das artes cênicas, visuais e literárias. É atriz da comédia de sucesso Se Meu Ponto G Falasse e produtora do clássico Bailei na Curva. Seu tema principal é o feminino e suas expressões no mundo contemporâneo.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 171,00

Parcelado: 2 x de 95,00

*Pagamentos a vista podem ser efetuados em dinheiro, cheque, depósito/transferência bancária ou cartões de débito (visa, mastercard ou elo). Parcelado em cheque ou cartões de crédito.

 

 

 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES -

Ministrante: Fernanda Moreno

QUINTAS-FEIRAS DAS 14:30 as 16:30

CARGA HORÁRIA: 35 ENCONTROS - 70 HORAS/AULA

De 14 de março á 19 de dezembro

*férias de 12 de á 31 de julho

Fernanda Moreno é Mestre em Letras – Teoria da Literatura, (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS) e Licenciada em Letras (PUCRS). Professora de teatro da escola de Teatro Cômica Cultural. Ministra o curso de extensão:  Oficina de Encenação da PUCRS  e ( Módulo: O Teatro do Absurdo) desde 2015.  Vencedora do II Festival de Esquetes da CCMQ, com O Retrato de Laura (2012). Vencedora de melhor espetáculo no Festival II Montenegro em Cena com a peça “Sonhos [Im] Possíveis”(2013).Vencedora de melhor curta - no festival Arte Movie –, com o curta: “ Manchando a reputação” (2015), Vencedora do prêmio melhor dramaturgia no festival Artinvento com o texto, “Dog Day”. Vencedora ( primeiro lugar) da Festival de esquetes – Instituto Histórico e geográfico ( 2017) com a esquete; “ Meu irmão o medo. Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira; “Laboratório de Pesquisa e Montagem” (2008)-Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011) –Ministrante: Bob Bahlis. Workshop Teatro de Los Andes – Bolívia (2017) Oficina de Teatro de Rua, Ministrante: Povo da rua (2017).  Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006)- Direção: Roberto Oliveira; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011)-Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) -Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros (2011)- Direção: Bob Bahlis, Sonhos [Im]possíveis (2013)-Direção Patrícia Silveira. Como diretora teatral dirigiu os seguintes trabalhos: “Os Saltimbancos” (2012), “O hospede atrevido ou o brilhante escondido” (2013) através do projeto SESC Leitura em cena, “Os da minha rua” (2013), A Parte” (2014) e “Se chover abra a Janela” (2014), “Peças de ensaio” – (2015 e 2016), “Quem me dera ser onda” ( 2015) e “Dog Day” (2016 e 2017), este vencedor de dois prêmios e indicados em 12 categorias nos festivais “ Artinvento”, “Cena livre” ( Uruguaiana) e  Rosário em Cena.  Em parceria com Juliano Rabello, dirige o espetáculo "O Anexo Secreto" (2015-2017), foi uma das coordenadora do projeto – “Shaketes” – Shakesperare 400” do Instituto de Cultura – PUCRS (2016), fez assistência de direção no espetáculo “Hotel Rosashock” de Patsy Cecato (2016- 2017), Em 2017, premiada na categoria melhor texto original e melhor espetáculo  com a peça “ Diálogos em folhas em branco”, no festival de Viamão- FESTE, tendo ainda mais 6 indicações em diversas categorias  no mesmo evento. Assistente de direção da peça “ Latidos” de Júlio Conte (2018).

 

 

PROGRAMA:

Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição,  criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal. A professora, diretora, atriz e dramaturga Fernanda Moreno ministra há 6 anos esse projeto, do qual surgiram os espetáculos "Os da Minha Rua" (2013), "A Parte" (2014), "Quem me dera ser Onda" (2015), "Till" (2016), "Diálogos nas Folhas em Branco" (2017) e "As Zebras Escondem suas Cicatrizes" (2018). O núcleo de produção dos espetáculos apresentados tem como característica inscrever os os projetos em festivais. Diálogos nas Folhas em Branco foi premiado em 3 categorias no Festival de Viamão: melhor espetáculo adulto, dramaturgia para Fernanda Moreno e atriz para Amanda Fiore. Na edição de 2018 do Festival de Gravataí, foi contemplado com dramaturgia para Fernanda Moreno.

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 1.710,00

Parcelado: 10 x de 190,00

 

 

OFICINA DE TEATRO MÓDULO II – NÍVEL INTERMEDIÁRIO

Ministrante: Renata Stein

SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19:30 as 21:30

CARGA HORÁRIA: 37 ENCONTROS - 74 HORAS/AULA

De 18 de março á 16 de dezembro

*férias de 09 de á 28 de julho

PRÉ-REQUISITO: ter algum curso anterior de teatro.

Renata Stein é atriz e bailarina, formada em Teatro Licenciatura pela UFRGS. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre em 2013 e hoje é integrante do Coletivo Moebius, dançando “Procedimento 21+1”, “Ìgbà: exercício de contemplação” e “Medida Provisória”. Atuação no curta-metragem “Kassandra” com direção de Ulisses da Motta Costa. E atuação nas peças “Um dia assassinaram minha memória” com direção de Décio Antunes e Carlota Albuquerque, “Não conte a ninguém” com direção de Paulo Guerra, “A partícula de Deus” com direção de Júlio Conte e em “Baila Melancia” com direção de Guilherme Ferrêra.

 

PROGRAMA:

 

A Oficina de teatro Módulo II é indicada para alunos e atores que já contam com experiência anterior no teatro, assim como aqueles que já cursaram alguma Oficina de Iniciação teatral nos anos anteriores. Expressão corporal e vocal, escuta ativa, desinibição e jogo cênico serão alguns tópicos abordados nesse segmento. A oficina será anual e no final conta com uma montagem de conclusão.

 

INVESTIMENTO

A Vista: R$ 1.539,00

Parcelado: 9 x de 190,00

 

 

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL NAS QUARTAS-FEIRAS - PRIMEIRO SEMESTRE

Ministrante: Renata Stein

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30

CARGA HORÁRIA: 17 ENCONTROS – 34 HORAS/AULA

03 de abril a 31 de julho

 

PROGRAMA

O curso de