Notícias

Programação Escola 2014

03/02/2014 / Cômica Cultural

Programação Escola 2014

Segundas-Feiras e Quintas:
Núcleo de Pesquisa e Montagem – Baal: Brecht e o Teatro Performativo – João de Ricardo
Terças-Feiras:
Oficina de Teatro da Maturidade – módulo II – Lourdes Kauffmann
Oficina de Teatro Módulo I – Catharina Conte
Quartas-Feiras:
Oficina de Teatro da Maturidade – módulo I – Lourdes Kauffmann
Oficina de Teatro Módulo II – Teatro e Cinema - Catharina Conte
Quintas- Feiras:
Oficina Livre de Teatro – Fernanda Moreno
Sextas – feiras:
Oficina de Teatro para adolescentes – Fernanda Moreno
Oficina A Metamorfose do Ator Através do Fluxo de Energia – Pingo Alabarce
Sábados:
Oficina de Iniciação ao Teatro– Nina Eick

*** Os feriados já estão excluídos da carga horária dos cursos
Alunos e ex-alunos da Cômica Cultural tem 10% de desconto nos cursos

 

NÚCLEO DE PESQUISA E MONTAGEM – BAAL: BRECHT E O TEATRO PERFORMATIVO

Ministrante: João de Ricardo
* Pré-requisito: ter formação teatral

SEGUNDAS E QUINTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 22:30
CARGA HORÁRIA: 46 ENCONTROS – 138 HORAS/AULA
07 de abril á 25 de setembro

Apresentações dias 03, 04, 05, 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de outubro no Espaço Cultural Cômica 504 da Usina do Gasômetro

* férias de 25 de julho á 03 de agosto

João de Ricardo (JdR) é encenador, performer, artista transdisciplinar e professor independente. Fundador da Cia. Espaço em BRANCO www.ciaespacoembranco.wordpress.com.
Graduado em Artes Cênicas, Bacharelado em Interpretação e Direção teatral, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS 1995-2002), e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp 2008- 2010), com a dissertação "Cia. Espaço em Branco: Processos Híbridos de Criação".
Como encenador realizou os seguintes espetáculos: "Shopping and Fucking", "Serpente – Pulp & Nelson Rodrigues", "Brasas", "O Livro de Catarina", "Teresa e o Aquário", "Extinção: A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo" "Andy/Edie", "Teresa e o Aquário", "Homem que não Vive da Glória do Passado”, “Anatomia da Boneca” e “Não me Toques, Estou cheia de Lágrimas – Sensações de Clarice Lispector”.
Como professor desenvolve a pesquisa – oficina de performance “Processos Híbridos de Criação” www.processoshibridos.blogspot.com que conta atualmente com nove edições, tendo sido realizada em importantes instituições como o Porto Alegre em Cena, a Bienal do Mercosul, as Oficinas Culturais do Estado de São Paulo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, a Universidade Federal de Pelotas – UFPEL além da Prefeitura de Porto Alegre.
Enquanto performer desenvolve uma atividade constante de interferência na internet através de ações para vídeo que podem ser conferidas nos seguintes links https://vimeo.com/user2579069 ou http://www.youtube.com/user/joaodericardo, além da série de ações ambientais intituladas “Casulo”, realizadas entre Campinas – SP e Porto Alegre- RS e “Pouco ou Nada Brilha por Aqui” realizada em Porto Alegre.
É colaborador do projeto de instalação de vídeo EGOMÁQUINA, vencedora do prêmio Funarte de Artes Visuais 2010 www.egomaquina.blogspot.com

 

O PROJETO
Esta oficina irá despertar os alunos para o vasto e enriquecedor processo de criação de um espetáculo teatral, da preparação ao encontro com o público, tendo como eixo poético a obra seminal de Bertolt Brecht: BAAL (1918). 
Para tanto os alunos irão passar por uma série de experiências criativas onde serão estimulados a encontrar um caminho pessoal na abordagem do estar em cena através de uma metodologia que tem na performance seu alicerce e vem sendo desenvolvida pelo encenador João de Ricardo ao longo de seu trabalho frente a Cia. Espaço em BRANCO - os Processos Híbridos de Criação.
Nosso desafio será reverberar as provocações éticas e estéticas feitas por Brecht em um espetáculo performativo e de formação: a cena épica, o espaço para a reflexão critica dos atores e espectadores (distanciamento crítico), a aprendizagem política e sobretudo a idéia de que o teatro pode ser algo divertido e compromissado com a transformação do eu - você.
Criando pontes entre teoria e prática iremos abordar também a criação do personagem, o corpo individual e o corpo do coletivo - o coro. O tempo e o espaço concretos e ficcionais. A tensão entre o texto dramático e o espetáculo. A palavra falada, a voz e sua materialidade, o canto. A ação dramática e a ação performativa. A utilização de recursos de composição híbridos que levam em conta as artes visuais (collage, assemblage, instalação, intervenção), o cinema (montagem – a imagem tempo) e a dança (o corpo que pensa). O ator como articulador primeiro do discurso concreto da cena e a criação de uma dramaturgia que extrapola as convenções textuais.


INVESTIMENTO:
À vista: R$ 2.520,00
Parcelado: 7 x de 400,00 
* 10% do custo vai para fundo de produção para a montagem

 

OFICINA DE TEATRO DA MATURIDADE – MÓDULO II


Ministrante: Lourdes Kauffmann

TERÇAS-FEIRAS – das 14:30 as 16:30
CARGA HORARIA – 39 ENCONTROS – 78 HORAS/AULA
18 de março á 16 de dezembro
*férias de 23 de julho á 04 de agosto


Lourdes Kauffmann: é atriz de teatro, cinema e televisão. Atualmente está em cartaz com o espetáculo Mulheres Pessegueiro, de Patsy Cecato. Em sua formação constam: Curso Superior em Letras com especialização em Português, Inglês e respectivas Literaturas. Curso completo de ballet clássico. Aprendizado de piano até o 8º ano. Formação em canto. Formação completa de Teoria, Solfejo e História da Música.
PROGRAMA:
Nesta oficina, Lourdes Kauffmann pretende dar continuidade á seu trabalho de pesquisa com o grupo da Oficina de Teatro da Maturidade do ano passado. Além dos alunos que realizaram a oficina em 2013, é indicada aquelas pessoas que já tem uma certa experiência no teatro e procuram um grupo para desenvolver suas aptidões.

INVESTIMENTO:
à vista: R$ 1.710,00
parcelado: 10 x de R$ 190,00


OFICINA DE TEATRO MÓDULO II –- TEATRO E CINEMA
Ministrante: Catharina Conte

Pré-requisito: ter alguma experiência anterior em teatro

QUARTAS-FEIRAS DAS 19:30 às 21:30
CARGA HORÁRIA: 39 ENCONTROS – 78 HORAS/AULA
19 de março a 17 de dezembro

Catharina Conte é atriz, roteirista, diretora e preparadora de atores. Constam de sua formação a Escola de Arte Dramática da UFRGS, o curso de Cinema da PUC e o curso de Atuação em Cinema da New York Academy Films em Los Angeles, Califórnia, EUA, entre outros. Participou do grupo de jovens atores do sucesso Larissa Não Mora Mais Aqui de Júlio Conte. Atualmente está em cartaz com as peças Mulheres Pessegueiro de Patsy Cecato, Beckett & Bion – o gêmeo imaginário e Bailei na Curva, ambas de Júlio Conte.

PROGRAMA:

A oficina será um espaço de experimentação para o aluno, trabalhando os aspectos básicos para uma composição de cena: corpo, voz, espaço, jogo, ritmo e energia. Após dois anos trabalhando em cima da dramaturgia e do universo Woody Allen, esse ano o tema é mais abrangente: o teatro no cinema e o cinema no teatro. Ambas artes atualmente se complementam e se fundem cada vez mais. A presença de material audiovisual em cena teatral é, cada vez mais utilizado nas obras contemporâneas. O teatro é frequentemente matéria prima, tanto temática quanto em termos de linguagem, para a sétima arte. Tendo em vista essa rica interação, os aspectos teatrais serão explorados em busca de encontrar essa zona limítrofe entre as duas artes na montagem de final de curso do módulo II da Cômica Cultural.


INVESTIMENTO:
à vista: R$ 1.710,00
parcelado: 10 x de 190,00


OFICINA DE TEATRO DA MATURIDADE – MÓDULO I
Ministrante: Lourdes Kauffmann

QUARTAS-FEIRAS – das 14:30 as 16:30
CARGA HORARIA – 38 ENCONTROS – 76 HORAS/AULA
19 de março á 17 de dezembro
*férias de 24 de julho á 5 de agosto

Lourdes Kauffmann: é atriz de teatro, cinema e televisão. Atualmente está em cartaz com o espetáculo Mulheres Pessegueiro, de Patsy Cecato. Em sua formação constam: Curso Superior em Letras com especialização em Português, Inglês e respectivas Literaturas. Curso completo de ballet clássico. Aprendizado de piano até o 8º ano. Formação em canto. Formação completa de Teoria, Solfejo e História da Música
PROGRAMA:
A Oficina tem como objetivos: tornar-se um ser mais desinibido, criativo e decidido; usar o corpo e a voz no intuito de fazer uma melhor comunicação; descontrair-se e divertir-se; aumentar a sua cultura; conviver bem.
Conteúdos a serem desenvolvidos: desinibição, sensibilização, expressão corporal, expressão vocal, compreensão de textos teatrais, criação de personagens, contracenação, relaxamento, alongamento, aquecimento teatral, respiração.
Estratégias: jogos teatrais, leituras, improvisações, memorização, vocalização, descrições físicas e psicológicas, observações.


INVESTIMENTO
á vista: 1.530,00
Parcelado: 10 x de 170,00

_______________________________________________________________________________

OFICINA DE TEATRO MÓDULO I
Ministrante: Catharina Conte

TERÇAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30
CARGA HORÁRIA: 38 ENCONTROS – 76 HORAS/AULA
18 de março a 16 de dezembro
*férias de 24 de julho á 5 de agosto

Catharina Conte é atriz, roteirista, diretora e preparadora de atores. Constam de sua formação a Escola de Arte Dramática da UFRGS, o curso de Cinema da PUC e o curso de Atuação em Cinema da New York Academy Films em Los Angeles, Califórnia, EUA, entre outros. Participou do grupo de jovens atores do sucesso Larissa Não Mora Mais Aqui de Júlio Conte. Atualmente está em cartaz com as peças, Mulheres Pessegueiro de Patsy Cecato, Beckett & Bion – o gêmeo imaginário e Bailei Na Curva, ambas de Júlio Conte.

PROGRAMA
Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição, criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal.

INVESTIMENTO:
à vista: 1.530,00
Parcelado:10 x de 170,00

 

OFICINA LIVRE DE TEATRO

Ministrante: Fernanda Moreno

QUINTAS-FEIRAS – das 14:30 as 16:30
CARGA HORÁRIA – 37 ENCONTROS – 74 HORAS/AULA
20 de março á 18 de dezembro
*férias de 25 de julho a 6 de agosto

PROGRAMA:
Uma oficina que potencializa o prazer teatral acima de tudo. Jogos, sensibilização, interatividade. Indicada aos alunos de todas as idades, sem restrição. Ao final do curso será apresentada uma montagem de conclusão aonde os alunos terão a primeira oportunidade de subir no palco.

Fernanda Moreno é professora de Literatura adjunta da rede estadual de ensino em Porto Alegre e atriz da Companhia Cômica Cultural. Mestranda em Letras – Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Letras – Português pela PUCRS. Vencedora do II Festival de Esquetes da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com O Retrato de Laura (2012). Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira e Sandra Possani; “Oficina de Comédia!” – (2007); “Curso de Verão” – Ministrante por Jacqueline Pinzon; “Grupo Teatral de Pesquisa e Montagem” (2008) – Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011 e 2012) – Ministrante: Bob Bahlis, “A performance do ator + teatro musical” – Ministrantes: Patsy Cecato e Cíntia Ferrer (2012), entre outros. Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006) – Direção: Roberto Oliveira e Sandra Possani; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011) – Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) – Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros no Velório de Peter Pan (2011) – Direção: Bob Bahlis; Gozadas (2012) – Direção: Patsy Cecato, entre outros. Como professora de teatro, participou com seus alunos do I Festival Internacional de Teatro Estudantil com a peça Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda.

INVESTIMENTO
Á vista: 1.530,00
Parcelado: 10 x de 170,00

_______________________________________________________________________________
 

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES -
Ministrante: Fernanda Moreno

SEXTA-FEIRAS DAS 14:30 as 16:30
CARGA HORÁRIA: 38 ENCONTROS - 76 HORAS/AULA
De 21 de março á 19 de dezembro
*férias de 26 de julho á 7 de agosto

Fernanda Moreno é professora de Literatura adjunta da rede estadual de ensino em Porto Alegre e atriz da Companhia Cômica Cultural. Mestranda em Letras – Teoria da Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Pedagogia da Arte pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciada em Letras – Português pela PUCRS. Vencedora do II Festival de Esquetes da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), com O Retrato de Laura (2012). Participou das Oficinas: “Curso de Formação do Ator” (2006) - Ministrantes: Roberto Oliveira e Sandra Possani; “Oficina de Comédia!” – (2007); “Curso de Verão” – Ministrante por Jacqueline Pinzon; “Grupo Teatral de Pesquisa e Montagem” (2008) – Ministrante: Júlio Conte; “O Ator e o Texto Módulos I e II” (2011 e 2012) – Ministrante: Bob Bahlis, “A performance do ator + teatro musical” – Ministrantes: Patsy Cecato e Cíntia Ferrer (2012), entre outros. Atuou nos seguintes espetáculos teatrais: O Último Carro (2006) – Direção: Roberto Oliveira e Sandra Possani; Dançarei Sobre Teu Cadáver (2008-2011) – Direção: Júlio Conte; Larissa Não Mora Mais Aqui (2010-2011) – Direção: Júlio Conte; Pílula de Vatapá (2011) – Direção: Júlio Conte; Fadas & Monstros no Velório de Peter Pan (2011) – Direção: Bob Bahlis; Gozadas (2012) – Direção: Patsy Cecato, entre outros. Como professora de teatro, participou com seus alunos do I Festival Internacional de Teatro Estudantil com a peça Saltimbancos de Chico Buarque de Holanda.

PROGRAMA:
Uma oficina de introdução que, através de jogos e improvisações, permite exercitar as regras da teatralidade, facilitando o auto-conhecimento, a desinibição, criatividade e desenvolvimento de carisma pessoal.


INVESTIMENTO:
à vista: R$ 1.530,00
parcelado: 10 x 170,00

 

OFICINA A METAMORFOSE DO ATOR ATRAVÉS DO FLUXO DE ENERGIA
Ministrante: Pingo Alabarce

SEXTAS-FEIRAS DAS 19:30 AS 21:30
CARGA HORÁRIA: 13 ENCONTROS – 26 HORAS/AULA
De 28 de março á 27 de junho

PINGO ALABARCE trabalha como ator em teatro, vídeo e publicidade desde 2008. Participou de diversos espetáculos. Também trabalhou como instrutor de Pa-Kua (conhecimento oriental), ministrando aulas e oficinas. Bacharel em Comunicação Social pela PUCRS. Na sua formação consta os seguintes cursos: Teatro Escola Porto Alegre

Curso formação de atores, Ministrante: Zé Adão Barbosa; Expressão corporal e dança contemporânea , Ministrante: Eduardo Severino; O Corpo Poético, Ministrante: Andreas Simma (Théâtre du Soleil); Treinamento: Aperfeiçoamento para atores de Teatro sob o olhar do Método Fátima Toledo, Ministrante: Fátima Toledo; VISUEL THEATRE WORKSHOP, Ministrante: John Mowat; Experiências Performáticas, Ministrante: Beth Lopes (USP); A Meditação como possibilidade criativa do ator/performer, Ministrante: Tania Alice (UNIRIO)

Espetáculos mais recentes: Todo Amor que Houver nessa Vida, Direção: Zé Adão Barbosa; Larissa não mora mais aqui, Direção: Júlio Conte; O sonho de um homem ridículo, Direção: Eduardo Kraemer; As fases de Severo, Direção: Eduardo Kraemer; Qu4tro, Direção: Eduardo Kraemer; StandUp Sheila Show, Direção: Bob Bahlis; Chapeuzinho Vermelho, Direção: Reissoli Moreira; Há Tempos, Direção: Bob Bahlis; Essa Noite se Improvisa, Direção: Júlio Conte; Pode ser que seja só o Leiteiro lá fora, Direção: Eduardo Kraemer; Apareceu a Margarida, Direção: Eduardo Kraemer; O Clube dos Cinco – A peça, Direção: Bob Bahlis; Essa Noite se Improvisa Nelson Rodrigues, Direção: Júlio Conte; Beckett & Bion – O Gêmeo Imaginário, Direção: Júlio Conte; Ideologia, Marxismo e Rock´n´ roll, Direção: Luciano Alabarse; Música de Cena
Direção: Aurea Baptista.


PROGRAMA:

Trabalhando com os conceitos de fluxo, energia e Pa-Kua, o projeto busca desenvolver uma
correspondência de princípios entre o trabalho do ator sobre si mesmo e o conhecimento Pa Kua,
baseado respectivamente, no estudo de Yoshi Oida, Jacques Lecoq, Mark Olsen, Bioenergética
(Alexander Lowen) e na vivência da arte marcial.O trabalho do ator sobre si mesmo, baseado na
psicotécnica dos autores e métodos citados,através dos elementos da ação do corpo visa trazer
consciência da unidade corpo e mente do ator,bem como embasar a criação da interpretação.
Através de elementos como o tempo ritmo, a atenção e a plasticidade do movimento, entre
outros, pode-se chegar ao fluxo da ação como elemento de ligação entre a energia na forma
marcial e na ação.

Esta oficina é dedicada a atores e pessoas em geral,com diferentes backgrounds, que encontrarão
nesta pesquisa o autoconhecimento e novas formas, novos elementos para suas criações
artísticas. Comprovando, através da prática, a metamorfose do ator/criador em personagem
mediante a aplicação de qualidade da energia na ação.

INVESTIMENTO:
Á vista: R$ 684,00
Parcelado: 4 x R$ 190,00

_______________________________________________________________________________

OFICINA DE INICIAÇÃO TEATRAL 

Ministrante: Nina Eick

SÁBADOS DAS 12:30 AS 14:30
CARGA HORÁRIA: 38 ENCONTROS – 76 HORAS/AULA
De 15 de março á 20 de dezembro


NINA EICK é bacharel em Artes Visuais, habilitação em Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de arte e teatro na escola infantil Descobrindo o Saber. Participou também do Projeto Uniescolas ministrando aulas de artes no Educandário São João Batista. Entre seus trabalhos teatrais constam as atuações em “O Duplo, Um Outro Machado de Assis”, direção de Patsy Cecato, “Dançarei Sobre Teu Cadáver”, direção de Júlio Conte e “Dez (quase) Amores”, direção de Bob Bahlis. Integra atualmente o elenco de “Manual Prático da Mulher Moderna”, de Patsy Cecato, um dos maiores sucessos de público e crítica do Rio Grande do Sul.

PROGRAMA:
O Curso de iniciação teatral leva a um primeiro contato com a arte dramática desenvolvendo nos alunos liberdade criativa, sensibilização, autoconhecimento, desinibição, expressão vocal, expressão corporal , através de jogos, improvisações, criação de cenas e textos dramáticos.


INVESTIMENTO:
à vista: R$ 1.530
parcelado: 10 x R$ 170,00